Paulo Serra destaca retomada de uniformes

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), destacou, em balanço concedido ao DGABC TV, a retomada da distribuição dos uniformes escolares,

firmada em março. O kit fornecido é o de verão e em maio, segundo o tucano, serão encaminhados os de inverno. O chefe do Executivo andreense é o terceiro da série de entrevistas sobre os 100 dias de governo.

De acordo com Paulo Serra, desde 2015 os uniformes não eram distribuídos regularmente. “O fornecedor (do uniforme escolar da cidade)não recebia (pagamento) desde então. (Ao todo) Eram R$ 7 milhões de dívidas e mais de dois anos de atraso (nos pagamentos)”, alegou.

Além disso, a Prefeitura, segundo o tucano, deve focar na entrega de creches durante o mandato para zerar deficit. O chefe do Paço explicou que, hoje, a fila de espera está em 5.000 crianças. A expectativa é que, até o fim deste exercício, sejam entregues duas creches. Em 2018 serão finalizadas mais quatro unidades e outras quatro construções até o término do período de gestão. A intenção, conforme Paulo Serra, é que com essa medida, 3.500 vagas sejam preenchidas. Como a proposta é encerrar a fila, tendo em vista completar a demanda, serão feitos convênios com creches particulares.

“(O governo vai aumentar convênios) Com instituições que têm superavit de vagas, que têm vagas ociosas, para que os convênios com a Prefeitura nos ajudem a abrigar estas crianças”, frisou.

Na Saúde, o Paço inicia hoje, no aniversário de Santo André, o programa Fila Zero, que pretende zerar a espera de atendimentos e exames. São 70 mil pessoas esperando por consultas e 50 mil por exames. “(Existem) 12 mil pessoas na fila de ultrassonografia desde 2015.”

Para o chefe do Executivo, vão haver clínicos de plantão para que pessoas que cheguem ao local e não estejam na fila de espera possam ser atendidas, mas a prioridade será dar atenção às pessoas que estão, de fato, na espera. “A gente que atender 8.000 pessoas no sábado (hoje)”, disse o tucano.

RECOMEÇAR

O programa da Prefeitura chamado Recomeçar pretende reinserir no mercado de trabalho moradores de rua e dependentes químicos. De acordo com o prefeito, as pessoas que entrarem na ação serão treinadas e qualificadas para ingressarem em emprego. “A gente está montando lá na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), curso de cabeleireiro, tosador de cachorro e curso de costura”. “ Não se pode obrigar pessoas em situação de rua a irem para albergues e para cursos capacitadores.”

Paulo Serra disse que há “parcerias com empresas da cidade que vão disponibilizar vagas”. “Já temos 220 pessoas cadastradas.” Será aberto processo de chamamento de empresas interessadas na contratação.